Alunos e diretora lamentaram a morte de Maria Aparecida Lopes e Souza, conhecida como Cida Lopes Professora, que faleceu na última sexta-feira (14), aos 66 anos, em Campos Altos/MG. A morte da professora causou grande comoção no setor acadêmico e também entre ex-alunos, já que Cida lecionou por cerca de 45 anos. A professora foi vítima de infarto.
A diretora da Escola Estadual Padre Clemente de Maleto, Juliana de Deus, onde Cida deu aula por anos, até 2024, usou suas redes sociais para falar um pouco sobre a professora. “Não há formas suficientes para homenagear uma pessoa especial como a Professora Cida Lopes. Ela encantou e cativou seus alunos. Aos colegas de trabalho ela sempre tinha um jeitinho de mãe todo especial. Acolhia com carinho a qualquer pessoa que a procurasse para uma conversa, um desabafo.”
A diretora também descreveu os últimos anos de Cida atuando na escola e agradeceu a dedicação da professora. “Nos últimos anos a Pandemia cobrou caro de sua saúde, mas deixar a escola, deixar a educação, não fez parte de seus planos. Assim foi Cida Lopes ou carinhosamente "Dona Cida". Encerrou em 2024 sua caminhada na escola, preparava-se atualmente para aposentar. Mas, com sentimento de que estar na escola era a sua vontade. Sempre deixou isso claro... O tempo é de Deus, mas a Professora Cida cumpriu com louvor sua missão entre nós. Em nome de todos os profissionais da Escola Estadual Padre Clemente de Maleto que foram parceiros de caminhada e também alunos e ex-alunos deixo o nosso MUITO OBRIGADA PROFESSORA CIDA LOPES. A educação Campos-altense levará seu legado. Você é eterna em nossos corações”.
A TV KZ conversou, na sexta-feira, com a professora Thays Pereira, que leciona na Escola Padre Clemente, a qual iniciou uma campanha para arrecadar dinheiro para comprar coroa de flores em homenagem a Cida Lopes. “Aquela questão de não deixar passar em branco porque a memória foi muito grande. Cheguei na sala e os alunos estavam todos tristes com a notícia e tive a ideia de fazer uma campanha para homenageá-la. E mais uma vez eu tive a positividade deles, que abraçaram a causa”.
Thays explicou que Cida amava contemplar as flores da escola. Com a campanha, foi possível comprar duas coroas de flores em homenagem à professora Cida.
Na nota de falecimento divulgada pela TV KZ (Instagram e Facebook) logo pela manhã de sexta, centenas de pessoas manifestaram o pesar pela perda de Cida Lopes, como ex-alunos, colegas de trabalho e amigos. Cida foi sepultada na tarde da última sexta-feira no cemitério municipal de Campos Altos.
*Entre para o grupo de WhatsApp da TV KZ e receba as notícias em seu celular clicando AQUI.
*Receba as matérias no grupo do Telegram clicando AQUI.